Comité Cobert, a arte de viver à francesa

By  |  0 Comments

Comité Cobert, a arte de viver à francesa

O Comité Colbert foi criado por iniciativa do inspirador Jean-Jacques Guerlain, o Comité Colbert é uma associação (ao abrigo da lei de 1901) foi colocado sob a sombra tutelar do superintendente do Rei Sol, encarregado das artes e manufaturas, fundador da Comédie Française e grande exportador de talentos franceses.

A ideia é simples: restaurar o gosto da arte de viver à francesa após os anos de guerra e privação, reunindo em pé de igualdade os grandes nomes dos vários ofícios de arte, que encarnam um certo gênio francês, num lugar que seria o ponto de encontro, um lugar de troca de ideias, de reflexão comum e específico da indústria do luxo.
Inicialmente dedicada às profissões da moda, arte da mesa, perfumes e cosméticos, a associação abriu então as suas portas a instituições culturais e locais de arte de prestígio a fim de melhor promover a imagem da França no mundo.
Originalmente quatorze casas, hoje cento e cinco, das mais antigas criações do século IX às mais modernas do século XXI, da edição à gastronomia, da alta costura à joalheria, incluindo cosmética, perfumes, edição e joalheria, todas as nossas casas (maisons francesas) estão empenhadas em defender os valores da criação e do saber-fazer francês. O famoso savoir-faire français.
As 85 Casas, 16 instituições culturais e 6 membros europeus encarnam a cultura da beleza e compartilham a mesma paixão pelo saber-fazer. (know-how francês)

Foi em outubro de 1954 que tudo começou, quando Jean-Jacques Guerlain, Presidente do Comité de organização da Perfumaria e Lucien Lelong, Presidente do Comité de organização da alta-costura, e alguns amigos da indústria dos artigos de luxo decidiram criar o Comité Colbert, um pequeno comité confidencial que reunia as 14 empresas pioneiras no renascimento dos artigos de luxo franceses do pós-guerra: Baccarat, Cartier, Chaumet, Christian Dior, Christofle, Drouart, Guerlain, Hermès, Jansen, Hôtel Le Bristol, Lesur, Paul Portes, Pierre Balmain e Puiforcat.

Desde 2016, o Presidente, Guillaume de Seynes (Director Geral da Hermès), eleito pela Assembleia Geral do Comité Colbert, preside ao Conselho de Administração, que valida a estratégia do Comité Colbert, e à Assembleia Geral, que adota esta estratégia.

O Presidente é apoiado por uma Mesa composta por membros do Conselho de Administração.

Photo: Paris Secreta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *