O fabuloso País Basco francês

By  |  0 Comments

O País Basco francês fica ao sudoeste da França, com uma terra fértil graças ao clima privilegiado, é com certeza a região que possui uma das melhores gastronomias do planeta.
Queijos de ovelha, embutidos de porco, pimentas de espelette, foie gras, sol, mar, cerejas negras, mel, gatêau basque, grotas, parques, espadrilles, tecido basque. Simplesmente, um lugar apaixonante. O que fazer no país basco? Ficamos hospedados em Biarritz, demos sorte pois o mar estava com maré baixa, como o mediterrâneo. Normalmente, para quem não sabe, Biarritz é a capital do surf, então, para quem vai com crianças, é sorte a maré estar baixa. Em Biarritz, alguns passeios sugeridos: www.planetemuseeduchocolat.com ; www.museedelamer.com ; www.musee-historique-biarritz.fr.
Pausa gourmet: www.macarons-adam.com. E para quem quiser aprender a surfar: www.surftraining.com.

Que tal uma escapada apimentada na cidade de Espelette! A pimenta de Espelette, é a assinatura da cozinha basque. Exaltada em toda a região, é utilizada até na decoração das casas, como guirlandas. Ficam expostas ao sol antes de serem transformadas em pó, para serem utilizadas na gastronomia. No ultimo final de semana do mês de outubro, existe a festa anual em sua homenagem, com missa para abençoar este produto tão singular. A pimenta de Espelette, tradicionalmente cultivada no país basco, é utilizada desde o século XVII para dar uma apimentada no sabor dos chocolates e receitas tradicionais da região. Desde o século XVIII os embutidos do País Basco são cobertos de pimenta d’Espelette antes da etapa de secura. A feira de Espelette funciona todas as quartas, pela manhã, não deixe de comprar seu potinho de pimenta, já moída. Os produtores a vendem com os panfletos de receitas gourmet a base deste produto apimentado e muito apreciado. Visitar o atelier: www.atelier-du-piment-espelette.fr/ E também a chocolaterie Anton. www.chocolats-antton.com.
As famosas espadrilles (sandálias), feitas artesanalmente, são vendidas na feira. 

Direção Bayonne. Ô terrinha abençoada! Simplesmente imperdível a visita do atelier do artesão, Pierre IBAIALDE; www.pierre-ibaialde.com. Uma passadinha na fazenda para degustar os queijos de ovelha, em SouraÏde na Maison Haize. O museu do gâteau basque em Sare www.legateaubasque.com. As grotas de Sare: http://grottesdesare.fr O parque Extola, em Sare: www.etxola-parc-animalier.com. E para completar o passeio inédito, La Rhune, o trem que leva até a montanha basque. Um passeio imperdível, dica; levar uma cesta para fazer um pique-nique lá em cima, a 905 metros de altitude e com um visual de tirar o fôlego. Se sobrar um tempinho, não deixe de visitar o castelo ABBADIA www.chateau-abbadia.fr. Fomos até o país basco espanhol, em San Sebastien, que é o Rio de Janeiro em miniatura. O país Basco é um mundo a parte, uma das mais belas regiões que já tive a oportunidade de conhecer, vivenciar e admirar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *