La Maison du Chocolat – criador de chocolates legendários

By  |  0 Comments

Homenagem a Robert Linxe

Robert Linxe - © La Maison du Chocolat

Robert Linxe – © La Maison du Chocolat

Era uma vez um homem, que dedicou toda sua vida ao chocolate. Robert Linxe, fundador da Maison du chocolat, nasceu em 1929 na cidade de Bayonne, no país basco. Ele aprendeu o métier de chocolatier em Bayonne e se perfeccionou na Suiça. Abriu em 1977 a primeira loja dedicada a chocolates, no Faubourg St Honoré, em Paris. Ele escolheu este local, pois, tinha uma adega de vinhos, local com a temperatura ideal para conservar seus chocolates. Neste lugar, ele instalou seu atelier e trabalhou por mais de dez anos.

Tive a honra de conhecer o Monsieur Robert Linxe em 2007, um homem simples, que adora contar as histórias dos seus grandes clássicos, os chocolates. Me lembro que ele disse gostar muito de Opera, por isso, várias de suas criações tem nomes de Operas, tipo, Rigoletto, que é uma ganache de caramelo, Pleyel (nome de uma sala de espetáculos em Paris) e etc. Conversando com o Robert Linxe, eu senti o amor que ele conseguia transmitir aos chocolates. Tem um chocolate de hortelã, que ele teve a idéia de criar, durante uma viagem com a esposa, ela estava tomando um delicioso chá de hortelã, e naquele momento ele decidiu criar um chocolate com aquele sabor (Zagora). Sei também, que o preferido dele, é o boheme, uma ganache (chocolate feito com creme fresco, e deve ser mantido a uma temperatura entre 18-20 graus, se conserva menos tempo que um chocolate em tablete, ou praline).

Outra curiosidade, é que graças ao delicioso bolo de chocolate Pleyel, que é um dos meus prediletos no mundo, a turma dos gourmets, da época, (Nicolas de Rabaudy, entre outros) decidiram criar o clube dos mordedores de chocolate.

Esta busca de novos ingredientes, sabores exóticos, do melhor cacau, história com chocolates, da até mais prazer. Quando abro uma caixa da Maison du chocolat, sei que vou encontrar tesouros lá dentro, cada um com seu sabor peculiar, uma parte da vida desse inventor de chocolates, é como se eu estivesse dividindo com ele, um momento que ficou cristalizado.

Hoje em dia, quem reinventa as criações de Robert Linxe, é Nicolas Cloiseau, um grande chef pâtissier, chocolatier. Desde 2011, ele cria coleções efêmeras, é um trabalho permanente, a procura da melhor receita de chocolate, a mais refinada. Obrigada Monsieur Linxe, você torna a vida das pessoas mais saborosa. E é um grande prazer poder dividir com vocês estes segredinhos que devem ser revelados para os seus amigos e que um vá contando para o outro e assim por diante, por muitas gerações.

A Maison du Chocolat faz parte do Comité Colbert

Comité Colbert, foi criado em 1954, com a iniciativa de Jean-Jacques Guerlain, hoje, o comité reúne 78 marcas de luxo, « Maisons de luxe ». O objetivo é divulgar, conservar e expandir a arte de viver à francesa em diversos setores de atividades.

Leave a Reply

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *